top of page
Foto do escritorMatheus Fernandes

GESTÃO DE DISTRAÇÕES NA APRENDIZAGEM POR MEIO DACONSCIÊNCIA CORPORAL

RESUMO:

Aprender é e continuará sendo um fator de extrema importância na nossa sociedade. Aprender vai

além da sociedade, uma vez que os animais também precisam observar e repetir habilidades para o

sucesso da sobrevivência. O objetivo deste artigo é analisar as características da aprendizagem

efetiva e saudável, tornando a tomada de decisões mais humana e autêntica. Decorar o conteúdo já

não é mais o suficiente.


PALAVRAS CHAVES: Perception, Language, Distraction, Focus


INTRODUÇÃO:


Atualmente vem sendo estudadas diversas técnicas a respeito da aprendizagem

mais veloz - devida à dinâmica da vida moderna que induz uma velocidade

acelerada para tarefas e o cotidiano. As intenções variam desde leitura super rápida,

em como fazer cálculo de forma mais veloz, até formas de investir com o retorno

mais rápido possível. A agilidade na conquista é considerada uma espécie de virtude

em diversas culturas divergentes, tornando-se hoje uma característica quase

universal, podemos encontrar essa “pressa por resultado” em diversos países pelo

Mundo.


O objetivo deste artigo é trazer referências e técnicas que combinem velocidade com

qualidade, para que a aprendizagem tenha relação com a compreensão além da

memorização.


DESENVOLVIMENTO:


Com o intuito de facilitar a dissertação sobre este assunto, o artigo foi separado em

temas interdependentes, seguida de uma conclusão pessoal do autor.


1. A estrutura da interpretação: Submodalidades, linguagem simbólica e

concentração:


A polissemia é um fenômeno que nos permite encontrar mais significados e

interpretações para uma palavra - o contexto e o tom de voz possuem um papel

muito importante para dar significado à palavra ou a frase. Na mesma medida que a

polissemia nos permite explorar diversas possibilidades, também é motivo de

desentendimento entre interlocutores, devido ao mesmo motivo - das mesmas

palavras terem a possibilidade de significar e interpretar coisas diferentes


Na comunicação humana, a Linguagem é essencialmente dinâmica: está

sempre em ação. Esse movimento constante faz com que se observem na

linguagem as coisas mais extraordinárias, como por exemplo, a variação

dos significados WHITAKER, (1977, p. 36).


Se a aprendizagem está relacionada com a interpretação, a sensibilidade em

compreender as diferentes possibilidades da polissemia indica ser uma habilidade

de extrema importância para a compreensão do aprendizado, levando em

consideração que ler textos longos ou ouvir diferentes diálogos pode ser

fundamental para aprender. O contexto também é um fator primordial para

interpretar os diversos significados que uma palavra tem.


Outro ponto importante a considerar é a forma como os pensamentos e lembranças

são organizados em nossa mente. As submodalidades simbolizam um conceito

usado na PNL que estrutura e descreve nossos pensamentos através dos sentidos,

visual, auditivo, cinestésico.

Por: Matheus A. Sartori Fernandes, graduado em Comunicação Social, Pós graduado em Programação Neurolinguística (PNL)



Perfil no LinkedIn:


3 visualizações0 comentário

Commenti


bottom of page