Por: Matheus A. Sartori, graduado em Comunicação Social, terapeuta em PNL (41) 99625-6327
A comunicação violenta pode ser mais comum do que se pensa. A violência pode estar disfarçada de amor, de proteção, preocupação buscando culpabilizar os outros pelo que sentimos. Relacionamentos tóxicos são exemplos disso. a CNV é uma postura em relação a vida, uma ferramenta para identificar e interpretar sentimentos dos outros - e os seus sentimentos também
3 características de comunicação violenta: 1 - JULGAMENTOS:
como culpa, depreciação, rotulação, classificação e separação de pessoas por categorias ex: (privilegiados e excluídos) (bonitos e feios) (inteligentes e atrasados) (competentes e incompetentes) 2 - COMPARAÇÃO: automaticamente as pessoas costumam comparar suas dores e alegrias, vitórias e derrotas com a dos outros. ex: ouvir alguém falando sobre algo ruim na vida e comparar com uma situação pessoal, pra mostrar que foi pior ou melhor a situação, comparando-as. 3 - DESRESPONSABILIZAÇÃO:
culpabilizar os outros pelos sentimentos que NÓS sentimos internamente, depois que nos permitimos isso. SUAS crenças são suas interpretações.
________
Dica: saiba se distanciar da situação (modo observador) para ver com clareza essas situações. Existem atividades da PNL que nos ajudam a ver as situações de uma perspectiva dissociada - com calma e clareza. Clique aqui e saiba mais sobre PNL
Uma possível armadilha é classificar histórias das pessoas como bom/mal certo/errado pois isso te limita a poucas interpretações.
“POR TRÁS DE TODO COMPORTAMENTO EXISTE UMA NECESSIDADE” – MARSHALL ROSENBERG
Por fim, saber lidar com adversidade é fundamental. Todo mundo está sujeito a lidar com adversidades.
4 maneiras amadoras de receber mensagens negativas:
1) culpar nós mesmos
2) culpar os outros
3) OBEDECER nossos próprios sentimentos e necessidades
4) OBEDECER sentimentos e necessidades dos outros
Por: Matheus A. Sartori, graduado em Comunicação Social, terapeuta em PNL (41) 99625-6327
Comments