top of page
Foto do escritorEmpório Do Aroma

A Alta Sacerdotisa/ O mundo emotivo

O que é ser Sacerdotiza? É adentrar na força do feminino do mundo interior?O mundo ilógico e não racional? Um mundo imaginativo, cheio de metáforas, para alcançar seu coração sua energia interior?

Ela pensa com a alma e coração. Percebe o que não está explicito.Nem tudo podemos revelar, pensar e refletir.Reorganizar tudo. Fazer algo agora ou esperar?Com as polaridades, ela que coloca as dualidades uma de frente para a outra, para podermos refletir. É ela que enrola a Torah, os segredos da vida e da morte.O segredo da vida é mais do que pensar. A mente não é tudo. Muito é o coração, e, entendendo o coração, entendemos a serenidade.


A sacerdotisa conhece o outro mundo e o protege com o véu. Para e sente. Percebe o mundo ao seu redor. Observa as polaridades, os opostos. Se conecte com as suas emoções. Acalme as suas águas para ouvir a sua consciência.Ela é serena. O princípio feminino preservando-se para o momento certo.Ela fala da própria noiva, PRONT para ser a sacerdotisa! Pronta para o sacerdócio. Ela revela com o coração e não com palavras. Ela ama com muita intensidade.


Na Árvore da Vida cabalística, a Alta Sacerdotisa é representada pelo caminho entre as sefirot mais altas no topo de Keter (A coroa) e Tiferet (Beleza) no centro da árvore. A Árvore da Vida e as suas sefirot são sugeridas pelas romãs no véu que está pendurado atrás dela com a cruz no seu chakra cardíaco e a sua coroa de fase lunar, também representando a sefirah. Keter é a luz divina do Divino. Existe acima do abismo que separa a tríade supernal acima das sefirot inferiores da realidade que conhecemos.Está além da nossa compreensão.




Tiferet senta-se equilibrando entre os pilares de severidade e misericórdia, monstrando na carta da sacerdotisa como pilares preto e branco de Boaz e Jachin do templo de Salomão. Tiferet é o ponto mais baixo a partir do qual existe uma conexão direta com o topo da Árvore da Vida.


Como as sefirot de Tiferet, o metrônomo incorpora o equilíbrio e uso para regular a respiração durante as práticas respiratórias, também como a respiração de Tiferet assenta como uma ligação entre dois mundos, unindo o sistema nervoso automático e autônomo. A meditação é o caminho da Alta Sacerdotisa.


Toda a árvore da vida está mesmo ali na carta. As partes inferiores não estão assim tão expostas. Mas a árvore está lá.A árvore da vida é um diagrama usado na Kabbalah como modelo, para com a manifestação ocorre a partir dos reinos abstratos e cognitivos próximos ao divino, até


ao espiritual, mental e para a manifestação física da realidade.


A alta sacerdotisa senta-se como uma guardiã do véu para as realidades invisíveis. A árvore da da vida representa aquelas realidades mais profundas que só são vistas e compreendidas por poucos.


Na Kabbalah diz-se que o que podemos ver e compreender é apenas 1% da realidade. Os outros 99% estão além da nossa percepção.



Com essa reflexão, trago novos pormenores para uma compreensão maior do Tarot. O detalhe do detalhe, como fala meu professor. Precisamos enxergar a carta além de palavras chaves. Educando o olhar e tendo esta compreensão, conseguiremos enxergar além.


Novas turmas de Tarot cabalístico em Abril.


Por Adriana Amanari


41. 9 8453-8505

231 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page